top of page

Você deveria ser sua maior fã

  • 24 de ago. de 2017
  • 2 min de leitura

Esse corpo, mulher, é benção e maldição. Eu sei. Você já sangrou por ser quem é. Chorou sozinha em banheiros lotados. Teve medo, tanto medo. Você questionou sua escolha de roupa no minuto em que olhos velhos e nojentos te invadiram no transporte público. Mas você só tinha 15 anos e usava uniforme da escola.

Você correu quando um grupo de garotos estúpidos te seguiu na saída do bar, eles se divertiram, mas você não achou a menor graça. Te disseram que a culpa era sua. Disseram também pra usar uma roupa mais justa naquela entrevista de emprego, porque talvez isso te garantisse o cargo, já que tinham homens demais no escritório. Seja bonitinha. Não importa se você é especialista em cálculo, fala quatro idiomas ou sabe se comunicar como ninguém, tudo que o seu chefe tem a dizer é que você ficou sexy com seus novos óculos. Quer ser reconhecida? Se esforce o dobro.

Você já foi chamada de relaxada porque engordou dois kg. Engordou por causa do anticoncepcional que te empurraram garganta a baixo. É claro que você quer ser mãe, mas não agora. Você aprendeu, desde cedo, a dormir de faixa apertada na barriga, pra modelar bem a cintura. Mas não muito, se não fica vulgar. Mulher vulgar é feio. Eles te disseram que você precisa ser bem comportada. Mas não muito, se não fica chata. Mulher chata é feio. Você sempre achou que era bom estudar, mas aí te repreenderam, disseram que você lia muito, e que desse jeito não ia arrumar um bom homem. Você não pode ser mais inteligente do que ele.

Você já foi chamada dos piores nomes possíveis por alguém que considerava um amigo, só porque você lhe disse um não. De novo, te disseram que a culpa era sua. Chorou outra vez. E eu sei, eu sei que no fundo, você já desejou não ser você. No fim, estamos esgotadas. Odiamos o espelho, somos inseguras e loucas, sempre loucas. Mesmo que a gente se saiba diferente de tudo isso, ainda se sente eternamente presa nas expectativas alheias.

Quando é que sobra tempo pra nos tornarmos quem queremos ser? E como é que eles podem te chamar de frágil se você precisa mostrar unhas e dentes todos os dias pra, simplesmente, sobreviver? Esse corpo, mulher, é benção e maldição. Mas eu quero te dizer que ele não é nada além da sua própria casa.

Ocupe-se. E, por favor, ame-se como você deveria. Eu sei que não é uma tarefa fácil, mas deveria ser. Te convenceram de que você é difícil de ser amada, mas essa é só mais uma mentira absurda. Você deveria se sentir segura de quem é o tempo todo.

Você deveria apreciar as marcas que carrega, a sua história e a força que tem. Eu sei que tem, porque a nós não foi dada nenhuma outra alternativa além da força. Eles querem que você sinta culpa. Mas não, em vez disso, sinta orgulho. Orgulho e esperança, é o que sinto todas as vezes em que você não se cala. A nossa voz vai alcançar mais longe se a gente falar ao mesmo tempo; juntas. Você deveria ser sua maior fã.

Eu sou.


 
 
 

Comentários


© 2023 por Amante de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W
bottom of page